phone: +420 776 223 443
e-mail: support@londoncreative.co.uk

Site de letras de música é rebaixado em resultados do Google


RapGenius se desculpou por práticas para se destacar em buscas.
Site pode ficar escondido em resultados do Google por, no mínimo, 90 dias.

O site de letras de música RapGenius foi penalizado pelo Googlepor tentar enganar os algoritmos do buscador. Ao fazer uma busca por “rapgenius”, o link para o site passou a ser exibido na sexta página do resultado de buscas, conforme informou o blog “Digits”, do jornal “The Wall Street Journal”, na sexta-feira (27).
A repercussão do caso, no entanto, traz diversas notícias sobre o RapGenius e o perfil do site no Twitter nas primeiras páginas do buscador.
O rebaixamento nos resultados reduziu as visitas ao site de 650 mil, na terça-feira (24), para 225 mil na quarta-feira (25), de acordo com dados coletados pelo “Digits” junto à empresa de pesquisas Quantcast.
Os robôs de buscas do Google costumam penalizar empresas que tentam enganar a ferramenta para elevar suas posições em resultados. Uma das táticas usadas por sites para subir no ranking é pedir que blogs e outros sites publiquem seus links em troca de tráfego.
Outros casos de empresas penalizadas pelo buscador são os das varejistas Overstock e JCPenney.com, em 2011.
Em seu blog (acesse aqui) o RapGenius se desculpou por ter “falhado em assegurar que os links que as pessoas publicam são naturais”.

Para Danny Sullivan, do site especializado em buscas on-line “Search Engine Land”, o link do Rapgenius deve ter sido rebaixado manualmente pelo Google, um tipo de punição que pode durar de 90 dias a um ano.

Sullivan sugere que a reação do Google também pode refletir um interesse da empresa em lançar seu próprio serviço de letras de músicas. “É provavelmente apenas uma questão de tempo até que o próprio Google ofereça letras de música como faz hoje com informações de previsão do tempo ou resultados de jogos esportivos”, disse Sullivan ao “Digits”.